top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

SPM SC promoveu encontro regional como preparação para a Semana do Migrante de 2021

No dia 5 de junho de 2021 foi realizado o III Encontro Regional do SPM SC de forma virtual.


A tarde de encontro foi iniciada com uma mística de abertura com o Pe. Luciano dos Santos, secretário-executivo do Regional Sul 4 da CNBB, e com o Pe. Marcos Bubniak, cs, articulador regional.


Na sequência, Pe Alfredinho J. Gonçalves, cs, vice-presidente do SPM, partilhou reflexões sobre a Semana do Migrante, trazendo o histórico e a importância do tema deste ano, Migração e Diálogo - Quem bate à nossa porta?


Depois tivemos um momento de fala de Roberto Saraiva, secretário executivo do SPM Nacional, que compartilhou realidades migratórias do SPM pelo Brasil e deu um destaque para a abertura de novas Casas de Acolhida em diferentes estados brasileiros.


Confira o vídeo apresentado por Roberto Saraiva, sobre ações do SPM pelo Brasil.

Para finalizar, tivemos um momento para compartilhar aspectos das realidades locais de Santa Catarina. Foi, principalmente, discutido sobre a recente situação ocorrida em Chapecó envolvendo o prefeito da cidade e suas falas, consideradas pelas entidades presentes como declarações de xenofobia em relação aos imigrantes residentes daquela cidade.


Também tivemos outros relatos:

"Em Caçador temos um número de imigrantes grande. Haitianos, venezuelanos. colombianos e cubanos chegando... Aqui na região meio oeste temos também o município de Videira com grande número de pessoas. Enquanto rede temos realizado um trabalho no sentido da regularização documental, assim como na mobilização de auxílio relacionado à necessidade básica" relata um representante da Cáritas Diocesana de Caçador."

"Pelo Projeto Imigrante Cidadão, ensino o português para os imigrantes como uma língua de acolhimento." relata Glaci Gurgacz. Este é um projeto de extensão vinculado ao Centro Universitário Católica de Santa Catarina, localizado em Joinville.


Sobre o encontro, Clefaude Estimable, mediador cultural, comenta: "Foi um momento muito rico que gera uma esperança para nós imigrante/refugiados. Fiquei feliz ver que a Igreja está atuando desta maneira, sobretudo com a fala do Pe. Alfredo sobre as 3 fronteiras (particularmente Fronteira Cultural, Religiosa), isso é um avanço muito grande".


Estiveram presentes cerca de 30 pessoas de todo o estado de Santa Catarina e também de demais localidades do Brasil, representando instituições, como: Cáritas Diocesana de Caçador, Focolare, Pastoral Social Sul 4, SPM Nacional, Conselho Municipal de Saúde Joinville, Pastoral Antialcoólica, Conferência Vicentina de Gaspar, Diocese de Joinville, Pastoral do Migrante de Chapecó, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Diocese de Rio do Sul, Cáritas de Criciúma, Paróquia São Paulo Apostolado Comasa, Cáritas Diocesana de Tubarão.


O encontro foi encerrado com Carla Guimarães, articuladora das Pastorais Sociais do Regional Sul 4 da CNBB.


A equipe do SPM SC agradece a participação de todos!


0 comentário
bottom of page