CONHEÇA UM POUCO DO NOSSO TRABALHO!

QUEM SOMOS NÓS?

A igreja tem diversas atuações voltadas para a sociedade, a Pastoral do Migrante é uma das pastorais sociais entre tantas existentes pelo Brasil. As pessoas em situação de migração são o nosso foco e, por isso, trabalhamos para oferecer um atendimento amplo e que atenda as vulnerabilidades de quem chega ao país. As Pastorais do Migrante fazem parte do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No SPM-SC somos movidos por um único objetivo: fazer a nossa parte para tornar o Brasil um lugar melhor para todos e todas que chegam aqui, pois, migrar é um direito humano.

 

NOSSA HISTÓRIA

Nossas atividades iniciaram em março de 2019 e se desenvolvem em todo o estado de Santa Catarina através do regional sul 4, na causa da migração e do refúgio.

O SPM-SC surgiu através das articulações entre o SPM Nacional, o SPM-NE, e o SPM-RJ no Regional Sul 4 da CNBB. O acolhimento em Santa Catarina foi feito pela secretaria executiva da CNBB.

A partir desses encontros se constituiu em março de 2019 o SPM-SC, sendo Pe. Marcos Bubniak, cs, enquanto articulador regional e mais dois colaboradores. Para a efetivação do serviço, o mesmo regional concedeu uma sala com suficiente espaço para a sede em Florianópolis. 

Com isso, viabilizou-se muitas articulações com as Pastorais do Migrante em várias dioceses, em algumas delas esse trabalho já era feito e em outras estavam iniciando os trabalhos com migrantes. Além disso, o SPM-SC também ganhou e vem ganhando visibilidade em outros âmbitos da sociedade civil e entidades públicas, através de reuniões, capacitações, aulas de português aos migrantes, missa em espanhol, doações, entre outras parcerias. Com esses trabalhos citados o horizonte agora é superar os desafios da migração: acolhendo, protegendo, promovendo, integrando e celebrando.

Dioceses da região sul 4

(48) 9 8826-9229

©2019 by SPM SC. Proudly created with Wix.com