top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

SPM SC lança materiais de português para imigrantes e relatório sobre histórico das aulas

Atualizado: 23 de abr. de 2021

De outubro de 2018 a dezembro de 2020 foram atendidos pela Pastoral do Migrante de Florianópolis e pelo Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina cerca de 364 alunos imigrantes nas aulas de português.


Ao longo desses anos foram diversas as situações e desafios encontrados, como o atendimento a diferentes perfis de alunos em uma mesma sala e as limitações do espaço físico diante da alta demanda a cada semana, sendo assim necessário repensar constantemente as formas e metodologias da oferta das aulas de português para esse contexto.


Dentre as situações vividas, o ano de 2020 foi o mais atípico. Com as incertezas do cenário da pandemia da COVID-19, foi necessário elaborar novas estratégias de ensino para que os alunos não perdessem o contato com o aprendizado da língua portuguesa. Para isso, as aulas foram adaptadas e foram criados materiais didáticos pelas próprias professoras voluntárias.


Após um ano de trabalho e de atendimento a 124 alunos de forma remota, o material foi reorganizado e revisado para ser disponibilizado gratuitamente a todos.


O material intitulado "Presente! Português como Língua de Acolhimento no Brasil" conta com 10 aulas guias, sendo cada tema escolhido visando a integração do aluno migrante na sociedade.


Com a proposta voltada para alunos iniciais ou com conhecimentos prévio da língua, o material didático conta com duas versões: versão 1, com uma atividade principal ao final da aula, a qual se sugere que seja utilizada em aulas assíncronas; e versão 2, com atividades complementares, para aulas síncronas ou presenciais. Ambas as versões do material podem ser usadas tanto para a aprendizagem autodidata quanto para aulas em grupo. Na apresentação do material, as autoras também dão dicas de como os professores podem utilizar este material como guia para as aulas de português como língua de acolhimento.


As autoras explicam que a ideia do título do material surgiu inicialmente como uma analogia ao registro de presença dos alunos em aula. E por outro lado, mesmo com a necessidade da distância física, as professoras queriam demonstrar que continuavam ali presentes. O sentido de "estar presente" que sustenta o material também reforça que estes alunos e tantos outros migrantes estão presentes no Brasil.


Como forma de compartilhar dados e experiências vividas ao longo do período de 2018 a 2020, foi elaborado também um relatório técnico. Esse foi um modo de melhor conhecer o perfil dos alunos atendidos, aprimorar os materiais e metodologias utilizados e divulgar cada vez mais as aulas.


O relatório e os materiais didáticos foram elaborados pelas professoras voluntárias do SPM SC, Natalia Curci e Morena Porto, contando com o apoio das bolsistas de extensão do projeto "Direito à cidade para imigrantes e refugiados na Grande Florianópolis: integração aos serviços públicos e de lazer" (UFSC), da revisão de português da voluntária Graziele Nack e colaboração da assistente de projetos do SPM SC, Emanuely Gestal.


Para ver todas as publicações acesse: https://www.spm-sc.com/publicacoes


BAIXE OS MATERIAIS GRATUITAMENTE:


Presente! Português como Língua de Acolhimento no Brasil - Versão 1

MATERIAL FINAL_VERSAO1-COMPLETO
.pdf
Download PDF • 49.66MB

Presente! Português como Língua de Acolhimento no Brasil - Versão 2

MATERIAL FINAL_VERSAO2-COMPLETO
.pdf
Download PDF • 61.24MB

Relatório Técnico 2018-2020: Português para acolhimento

RELATORIO 2018-2020_Portugues para acolh
.
Download • 22.77MB

0 comentário
bottom of page