top of page
Buscar
  • Foto do escritorNatalia Benatti Zardo

Caminhada pelas pessoas migrantes em Florianópolis/SC

Mais de 70 pessoas se reuniram no centro de Florianópolis/SC na última terça-feira, 25 de junho, para lembrar os direitos das pessoas migrantes.

Participantes da caminhada se reúnem em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis/SC e pedem justiça e solidariedade à população migrante. Foto: Emanuely Gestal.

No dia 25 de junho é celebrado O Dia do Migrante no Brasil. Por uma iniciativa da Cáritas foram realizadas no mês de junho caminhadas por diferentes cidades do país. Em Florianópolis/SC uniu-se à caminhada um manifesto pela memória de Kerby Tingue, recentemente assassinado em uma cidade vizinha da capital.


“As fronteiras podem dividir mas não separar. Todos somos iguais”, "somos todas (os) migrantes", "não à xenofobia", são o que trazem como reflexão alguns dos cartazes produzidos e apresentados pelos imigrantes durante a caminhada.

Foto: Wingenson Julien.

Foto: Wingenson Julien.

Com início no CRAI/SC (Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante), a caminhada teve como ponto de encontro final a Catedral Metropolitana de Florianópolis/SC, onde outras pessoas que caminhavam por ali se juntaram ao movimento.


Foto: Wingenson Julien.

Segundo a assistente nacional do Serviço Pastoral do Migrante, Emanuely Gestal, que estava presente na caminhada, o evento foi muito importante e estratégico: "Além dos venezuelanos que são os principais atendidos pela Cáritas-SC, conseguimos reunir diferentes nacionalidades, o que fortalece a luta pelos direitos de todos os migrantes”.

Emanuely também conta que o horário escolhido para a caminhada, 17h, contribuiu para que pessoas que estavam passando pelo centro parassem para conversar e saber mais sobre o que estava acontecendo. “Alguns imigrantes entregaram flores de papel que eles mesmos fizeram” – conta a assistente.


Confira como foi o evento pelo vídeo produzido por Wingenson Julien, estagiário do Serviço Pastoral do Migrante e estudante de cinema da UFSC.


A caminhada faz parte de uma série de eventos do mês do migrante. Em várias partes do mundo, é comemorado em Junho a semana do migrante e o dia do refugiado. Em Florianópolis nós teremos várias atividades e o Gairf- Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região convida todos os imigrantes e pessoas que se solidarizam a luta dos imigrantes para participar desses eventos que estão sendo organizados por diferentes instituições. No atual cenário local, marcado pela violência xenófoba e racista, é essencial a participação.



0 comentário
bottom of page