top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

Uma ajuda pra quem vem de longe...


Livro lançado em Florianópolis mostra a missão de uma congregação de padres que já ajudou milhares de migrantes.


“Missão Scalabriniana em Florianópolis”, escrito por Jurandir Zamberlam com colaboração do Pe. Giovanni Corso e do Pe. Marcos Mário Bubniak, mostra o trabalho dos padres da congregação Scalabriniana, em Santa Catarina. O livro aborda o problema social da migração, desde a Revolução Industrial, do século XVIII até a postura da igreja, e o envolvimento da congregação dos padres Scalabrinianos. O material que traz toda a problemática da migração, pode ser adquirido na secretaria da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Um conteúdo rico e consistente para estudantes, governos e comunidade em geral que queira contribuir com essa causa.

Somente em Florianópolis, a Pastoral do Migrante, mantida pela congregação de padres Scalabrinianos, já atendeu centenas de migrantes, vindos de várias partes do mundo, principalmente Haiti, Venezuela e Senegal. O trabalho começou em 1996 com a recepção e o acolhimento dessas pessoas que chegam em busca de uma vida nova. Aqui, recebem moradia provisória e assistência para poderem se instalar no país. A missão chegou a ser encerrada na capital, mas a assistência continuou a ser oferecida por meio da congregação, em Porto Alegre e da própria Arquidiocese de Florianópolis. Hoje os padres da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (padroeira das missões), estão novamente envolvidos com a causa e prestando assistência direta aos migrantes.

Eles mantem uma casa de passagem que além da assistência inicial, também encaminha as famílias para conseguirem a documentação e a nova vida no país. Toda essa trajetória está descrita no livro. Numa linguagem acessível a todos os públicos, mostra ainda o carisma scalabriniano no litoral de Santa Catarina, o modelo de pastoral migratória, as redes parceiras, o envolvimento da universidade e por fim, as dificuldades trazidas pela pandemia.









Adquira o livro e nos ajude a continuar essa obra.


Serviço:

Livro Missão Scalabriniana em Florianópolis;


Onde comprar:

  • Secretaria da Igreja da Prainha;

Rua Treze de Maio, 62, bairro José Mendes, Florianópolis, SC.



  • Serviço Pastoral dos Migrantes;

R. Dep. Antônio Edu Vieira, 1524 - Pantanal, Florianópolis - SC.


  • Atacado Nova Era;

R. Geroncio Thives, 635, Barreiros - São José / SC

0 comentário
bottom of page