top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

SPM SC participa do 15º Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados em Brasília

O evento que ocorre uma vez por ano com a participação de instituições de todo o país teve sua 15ª edição entre os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. Realizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e com apoio do ACNUR, a RedeMIR, como é conhecida a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados, celebrou os quinze anos de atuação com palestras, dinâmicas e uma noite cultural.


O tema central do encontro, "migrantes e refugiados: da acolhida à integração", foi escolhido após uma pesquisa realizada com todas as organizações participantes sobre os assuntos que mais trazem desafios atualmente. Assim, no primeiro dia debateu-se o contexto político e social envolvendo o trabalho feito pelas entidades e quais os obstáculos que a Rede encontra no dia-a-dia, no mesmo dia ainda houve uma roda de conversa com convidados da Defensoria Pública da União (DPU), Fundação Avina no Brasil e Serviço Jesuíta a Migrante e Refugiados (SJMR).


Já no segundo dia, a FICAS, organização que facilitou o encontro, trouxe o tema "trabalho e renda" e "rede de proteção" nas diferentes etapas do trabalho com migrantes, ou seja, na acolhida, na interiorização e na integração. Representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Polícia Federal tiveram um momento de apresentação dos trabalhos realizados por suas respectivas instituições e também apresentaram os dados mais recentes. Além disso, houve um debate e interação entre palestrantes e participantes da RedeMIR.


No período da noite, imigrantes e refugiados residentes de Brasília protagonizaram a noite cultural, comidas típicas da Venezuela e também do Cerrado brasileiro foram apresentadas aos demais participantes. A música ficou por conta de uma banda vinda da Guiné, bem como a apresentação cultural com danças típicas. Aconteceu também o lançamento do curta-metragem O Véu de Amani, de Renata Diniz, premiado como melhor roteiro no 47º Festival de Cinema de Gramado na categoria curtas-metragens brasileiros.

No final da noite, imigrantes e colaboradores do IMDH homenagearam Ir. Rosita Milesi, diretora e uma das fundadoras do próprio Instituto. O tom de agradecimento esteve presente em todas as falas, não só pela carreira de trabalho dedicada aos migrantes, mas também por estar à frente da RedeMIR nesses quinze anos.


O terceiro e último dia de encontro foi marcado pelos próximos passos que as instituições darão seguimento em suas regiões. Além disso, houve um momento de reflexão individual e o tema "cuidar de quem cuida" foi debatido amplamente. Encerrou-se assim o 15º encontro da RedeMIR, e é com grande felicidade que o SPM SC se fez presente e se fortaleceu junto aos demais. Veja abaixo mais algumas fotos que marcaram o Encontro.





0 comentário
bottom of page