SPM-SC
SPM SC oferece aulas virtuais de português para imigrantes
Com a pandemia, todos nós tivemos que construir novas estratégias para que a acolhida das pessoas migrantes não deixasse de acontecer. Na Pastoral do Migrante, em Florianópolis, costumávamos receber cerca de 40 estudantes por semana nas aulas presenciais. Com a impossibilidade de estarmos juntos fisicamente, tivemos que pensar em outras formas de manter esta importante relação, levando em conta todos os impactos socioeconômicos e psicológicos deste momento. Assim, desde março, mesmo em um ritmo mais reduzido, estamos criando materiais didáticos novos, experimentando as diferentes linguagens e buscando usar os benefícios da tecnologia.


No mês de julho, abrimos uma chamada para uma nova turma em um formato adaptado para o WhatsApp. Estão participando 32 pessoas de 5 nacionalidades e residentes de 8 municípios de diferentes estados do Brasil.

A alta demanda de estudantes resultante desta iniciativa, nos incentiva a continuar promovendo espaços de acolhida por meio da educação. Aprender uma nova língua é muito mais do que conhecer uma forma de comunicação. É uma forma de estar em contato com pessoas, compartilhar experiências e fortalecer a rede de apoio.
Continuamos juntos na missão de acolher, proteger, promover e integrar.
Relato das professoras Natalia Benatti e Morena Porto em julho de 2020.
--
A próxima turma já tem previsão de início!
