top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

Primeiro encontro regional sobre migração e refúgio do SPM-SC

Atualizado: 9 de jul. de 2019

O Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina realizou nos dias 5, 6 e 7 de julho o 1º encontro regional sobre migração e refúgio do estado, no município de Rio do Oeste.


O evento teve como objetivo aproximar as organizações que atuam no atendimento à população migrante em Santa Catarina, principalmente Pastoral do Migrante e Cáritas, atores com maior envolvimento na causa.



O trabalho em rede foi um dos principais destaques do encontro. Colaboradores e migrantes preencheram um formulário que, além de registrar a presença, também será uma forma de disponibilizar contatos mais facilmente entre todos. Em breve será divulgado uma tabela com o contato de cada instituição presente com a finalidade de aproximar e facilitar a comunicação no estado.

Estavam presentes mais de 30 pessoas, que atuam com migração e refúgio, representando cidades como Florianópolis, Tubarão, Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Joaçaba, Campos Novos, Lages, Rio do Sul, Rio do Oeste e Ituporanga. Além destes, o SPM nacional, na pessoa de Arivaldo Sezyshta vindo de João Pessoa, também marcou presença no evento com uma das principais falas durante o final de semana.


A abertura do evento se deu através de uma celebração de Dom Onécimo - Bispo de Rio de Sul - que enfatizou a importância de um encontro como esse e disse ainda que pode contribuir no que for necessário dentro das suas possibilidades para esta missão.

Pe. Marcos Bubniak, articulador regional de Santa Catarina e organizador do evento, apresentou sua trajetória de atuação com migrantes até ser nomeado para essa tarefa em Santa Catarina.


Arivaldo Sezyshta, representando o SPM nacional, teve como falas os temas "Pastoral do Migrante: quem somos?" e "Quais as respostas da Igreja no cenário atual da migração". Além disso, houve um debate sobre a importância da institucionalização para que imigrantes e atores envolvidos nesse trabalho trabalhem de maneira organizada.


Contribuindo com as apresentações, o encontro contou com apresentação das atividades e experiências que estão sendo realizadas por cada organização presente. As demandas, ações e o modo de trabalho foram compartilhados entre todos.


Em um segundo momento também houve a explanação de Sandra Bordignon, representando a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o GEIROSC - Grupo de Estudos sobre Imigrações para a Região do Oeste de SC, sobre os cenários das migrações no Brasil e, especificamente, no estado.


No sábado à noite houve uma confraternização com todos as pessoas do encontro e também de residentes locais com uma apresentação cultural. Já no domingo, último dia do evento, foi marcado pelos encaminhamentos gerais após as discussões do dia anterior e, contou também com uma fala de Emanuely Gestal, assistente nacional do SPM, sobre a Nova Lei de Migração e sua aplicação no dia-a-dia de quem trabalha com essa temática.







0 comentário
bottom of page