top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

Panorama atual da migração em SC

O panorama atual da população migrante foi pauta de reportagem do NSC Total no dia 19 de fevereiro de 2022.

Flor e a família passaram dois anos em Boa Vista, Roraima, antes de virem para Santa Catarina para construir um novo lar

Santa Catarina foi sonho ou a necessidade para os 82.024 imigrantes que hoje estão oficialmente registrados como moradores no Estado. Apenas entre 2020 e 2021, cerca de 23 mil novos estrangeiros escolheram o solo catarinense para viver e chamar de lar.

Essa busca de pessoas de fora do país por um novo lugar para viver reflete, também, nos dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) desde 2019: o número de estrangeiros registrados saltou de 5,7 mil para 20 mil, todos integrantes de famílias consideradas de baixa renda.

Percentualmente, o crescimento é de 250%.


O padre e coordenador da Pastoral do Migrante no Estado, Marcos Bubniak, explica que a maior parte dos estrangeiros que são acolhidos na Casa do Migrante é encaminhada por outras sedes da pastoral no Brasil. Ele ressalta que nem todos têm essa oportunidade:

— Migrantes que chegam de maneira espontânea têm dificuldade em encontrar trabalho.

Muitas vezes eles vêm com uma reserva (de dinheiro), conseguem um aluguel e tentam um emprego. Se não conseguem logo, essa reserva se esgota, e eles entram em situação de vulnerabilidade, muitas vezes até em situação de rua — pontua o padre.

O coordenador conta que é comum presenciar famílias grandes que habitam um pequeno espaço, para conseguir pagar o aluguel. Segundo ele, muitas mulheres ficam em casa para cuidar das crianças, e não conseguem contribuir diretamente para a renda familiar.


Veja a reportagem completa no link a seguir:



0 comentário
bottom of page