top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

Início das aulas de português online do SPM SC

No dia 22 de fevereiro de 2021, foi dado início a mais um curso de português como língua de acolhimento para imigrantes no Brasil, oferecido gratuitamente pela equipe de professoras do Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina.


Desde o início da pandemia em março de 2020, o SPM SC adaptou as aulas, que aconteciam de forma presencial em Florianópolis, para um formato de curso online, flexível e compacto.

O curso conta com 10 aulas de nível básico, as quais são compartilhadas semanalmente em um grupo de WhatsApp.


Cada aula conta com um material de apoio em PDF, vídeo explicativo e atividades para praticar.


A primeira turma do ano foi formada por 30 alunos de sete países diferentes. Os alunos são moradores de municípios catarinenses e também de outros estados brasileiros. A maioria dos alunos nunca frequentou uma aula de português antes. Alguns dos benefícios desse formato de curso é poder contemplar pessoas que porventura moram em localidades que ainda não contam com aulas ou mesmo que por conta do trabalho não tinham tempo para frequentar uma aula presencial.


A previsão de início para uma nova turma é início de maio.

Mapa elaborado pela bolsista, Júlia Valverde, do projeto Direito à cidade para imigrantes e refugiados na Grande Florianópolis: integração aos serviços públicos e de lazer (UFSC).



0 comentário
bottom of page