Buscar
  • SPM-SC

Imigrantes em Santa Catarina e o mercado de trabalho

Atualizado: Set 29

O mercado de trabalho e a relação com a população migrante foi pauta de reportagem do SBT de Santa Catarina na última segunda-feira, 21 de setembro.

Padre Marcos Bubniak em entrevista para o SBT.

O perfil do imigrante que vem para Santa Catarina é caracterizado por Karine de Souza, coordenadora do projeto de extensão "Apoio a Imigrantes e Refugiados" (NAIR/Eirenè/UFSC), como aquele que se insere na migração Sul-Sul, um movimento de imigrantes dentro do Sul Global, com destaque para os haitianos, cubanos, dominicanos. Ela indica que estes têm como principal motivo a migração laboral. Mas nem sempre conseguem vaga no mercado formal de trabalho.


O CRAI SC (Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante), que se encontra fechado desde o ano de 2019, foi lembrado para indicar a lacuna que a ausência desse centro propicia nos serviços especializados para migrantes.


Com este fechamento, os atendimentos para a população imigrante passaram a ser direcionadas, sobretudo, para os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). No entanto, Karine de Souza lembra que as demandas da população migrante não se restringem a assistência social e por isso este formato de atendimento não da conta de atender todas as necessidades.


O Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina foi destacado como uma instituição que trabalha no apoio laboral aos migrantes. Padre Marcos Bubniak, cs, articulador regional do SPM SC, enfatizou que muitos migrantes acabam trabalhando informalmente para tentar manter o seu lar, mas que em nos nossos serviços buscamos inseri-los nos meios formais e seguros de trabalho.


A questão do idioma foi apontada como um fator que dificulta a inserção no mercado formal. Na ocasião, a professora Natalia Benatti apresenta o formato dos cursos de português ofertados neste momento de forma online. Tendo em vista as demandas dos imigrantes que estão chegando em Santa Catarina, as aulas buscam contemplar temas pertinentes para sua integração.


Na reportagem, o deputado Fabiano da Luz também fala sobre o projeto de Lei aprovado que garante aos imigrantes e refugiados o acesso às políticas públicas em Santa Catarina.


Aqui está a reportagem completa:


(48) 9 8826-9229

©2019 by SPM SC. Proudly created with Wix.com