top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

Coletivo de formação do SPM nacional é realizado em São Paulo com a rede de todo o Brasil

A rede de participantes do SPM nacional ganhou nos dias 17, 18 e 19 de maio uma formação para o fortalecimento dos objetivos da instituição resgatando a memória do SPM e para aumentar a articulação entre todos os envolvidos. Os colaboradores do SPM SC estiveram presentes durante os três dias de encontro.


No primeiro dia (17), após a abertura do coletivo e apresentação dos que ali estavam, houve a apresentação do vídeo "Bem Venidos a Boa Vista" de Elisangela Cordeiro, seguido de um debate sobre a atual conjuntura da área de fronteira entre o Brasil e Venezuela.

A segunda parte da formação se deu através de uma palestra intitulada como "migração e América Latina, cenários e perspectivas", com a palestra de Camila Rodrigues (Nepo-IFCH/UNICAMP) e Luis Felipe Aires (Ciência Sociais PUC/SP e Observatório das Migrações em São Paulo).

Já o segundo dia contou com a fala da coordenação nacional do SPM sobre a trajetória da instituição, que faz 35 anos, além de apresentar as ações em rede que estão sendo feitas até o momento. Após, foi feita uma plenária e uma síntese de todos os trabalhos pelas regiões do Brasil e destacou-se as atividades em que a sociedade civil demonstra pioneirismo para elaboração de políticas públicas. Ainda no segundo dia houve a divisão de três grandes grupos para um momento de aprendizado, os grupos foram (a) comunicação; (b) as categorias das migrações e seus conceitos; e (c) bem viver e os desafios da Igreja no Mundo, com Arivaldo Sezyshta.

O terceiro dia (19) foi marcado com a fala de Pe. Alfredinho, do Rio de Janeiro, que agregou e enriqueceu ainda mais o coletivo de formação. Após o almoço a rede de colaboradores retornou ao seu estado de atuação com os materiais da 34ª Semana do Migrante, para divulgação do tema e dos materiais elaborados.


A equipe do SPM SC visitou ainda a Missão Paz, para trocar experiências e conhecer o trabalho feito há anos pela instituição e sua equipe.








0 comentário
bottom of page