SPM-SC
Casa do Migrante Scalabrini completa 4 anos de funcionamento

No dia 31 de outubro, a casa do Migrante Scalabrini comemora o seu 4° aniversário. A casa esta localizada no município de Florianópolis e faz parte da Missão Scalabrini.
Desde o início da sua história, contamos com a parceria da Agência da ONU para as Migrações, OIM. Já tivemos vários projetos executados em conjunto, tendo acolhido em torno de 270 migrantes e refugiados venezuelanos, em apoio à Estratégia de Interiorização do governo brasileiro, na modalidade institucional (abrigo), que entram no Brasil pela fronteira de Pacaraima-RR e são realocados voluntariamente para outros estados.
Atualmente desenvolvemos o Projeto Oportunidades, que visa a integração socioeconômica sustentável de venezuelanos e migrantes em situação de vulnerabilidade, , com maior enfoque a geração de oportunidades de empregabilidade. Uma iniciativa da OIM, em parceria com a Associação Scalabrini à Serviço dos Migrantes, realizada no âmbito do Projeto Oportunidades, financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Os migrantes que passaram pela Casa foram recepcionados e alocados em quartos unifamiliares independentes, receberam apoio no ajuste da documentação migratória, cursos profissionalizantes, aulas de português, encaminhamentos para o mercado de trabalho e ajuda na busca da primeira moradia, ou seja, todo o suporte necessário para obterem a própria autonomia na terra que escolheram para continuarem a suas histórias de vida.
Esther Maria Munares Velasquez, atualmente residindo na Casa do Migrante Scalabrini fala sobre a importância da acolhida oferecida por nossa equipe:
"Desde que llegamos, hasta a hora, algo maravilloso que en la verdad no esperábamos. Excelente acojida y ayuda para todo. Seres humanos maravillosos, Dios les bendiga.”

A casa é coordenada pelo Pe. Gabriel Battistella, cs que pertence a Congregação dos Missionários de São Carlos Scalabrinianos – braço da Igreja Católica responsável pela temática da migração mundialmente; em Santa Catarina Pe. Gabriel é coordenador da Pastoral do Migrante - Missão Scalabrini em Florianópolis e no Regional Sul 4 da CNBB.
Para o padre “a casa do migrante desenvolve um papel fundamental na vida das famílias migrantes, é como se fosse um trampolim para a realização do grande sonho de um novo futuro. Com a acolhida que fazemos, conseguimos fazer essas pessoas fragilizadas pelas intempéries do caminho, voltarem a sonhar, as oportunidades oferecidas se tornam na força da esperança por um futuro melhor, na certeza que é possível um novo recomeço.”
Você pode nos ajudar na manutenção da casa através de doações físicas de alimentos,

móveis, roupas, etc. Ou através de uma doação espontânea pelo nosso pix
CNPJ 09.656.530/004-00 - Associação Scalabrini a Serviço dos Migrantes.
Como dizia nosso Fundador São João Batista Scalabrini:
“Para o migrante, Pátria é a terra que lhe dá o pão”.