top of page
Buscar
  • Foto do escritorSPM-SC

Casa do Migrante Scalabrini completa 4 anos de funcionamento

Atualizado: 30 de nov. de 2023


No dia 31 de outubro, a casa do Migrante Scalabrini comemora o seu 4° aniversário. A casa está localizada no município de Florianópolis e faz parte da Missão Scalabrini.


Desde o início da sua história, contamos com a parceria da OIM, Agência da ONU para as Migrações, com vários projetos executados em conjunto, tendo acolhido em torno de 270 pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas, em apoio à Estratégia de Interiorização do governo brasileiro, na modalidade institucional (abrigo), que entram no Brasil pela fronteira com o estado de Roraima, em Pacaraima, e são realocados voluntariamente para outros estados.


As pessoas refugiadas e migrantes que passaram pela Casa foram recepcionados e alojados

em quartos unifamiliares independentes, receberam apoio no ajuste da documentação migratória, e participaram de cursos profissionalizantes, aulas de português, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho e ajuda na busca da primeira moradia. As ações desenvolvidas ofertam o suporte necessário para que as pessoas da Venezuela tenham autonomia na terra que escolheram para continuaras suas histórias de vida.


Esther Maria, atualmente residindo na Casa do Migrante Scalabrini, fala sobre a importância da acolhida oferecida. “Desde que chegamos, até agora, tem sido algo maravilhoso, o que realmente não esperávamos. Vivemos uma excelente acolhida com uma ajuda para tudo. Toda a equipe é formada por seres humanos maravilhosos, Deus os abençoe”, disse a venezuelana.


A casa é coordenada pelo Pe. Gabriel Battistella, que pertence a Congregação dos Missionários de São Carlos Scalabrinianos – braço da Igreja Católica responsável pela temática da migração mundialmente. Em Santa Catarina, Pe. Gabriel é coordenador da Pastoral do Migrante - Missão Scalabrini em Florianópolis e no Regional Sul 4 da CNBB.


“A Casa do Migrante desenvolve um papel fundamental na vida das famílias migrantes, é como se fosse um trampolim para a realização do grande sonho de um novo futuro. Com a acolhida que fazemos, conseguimos fazer essas pessoas fragilizadas pelas intempéries do caminho voltarem a sonhar. As oportunidades oferecidas se tornam uma força da esperança por um futuro melhor, na certeza que é possível um novo recomeço.”



O apoio da OIM é realizado no âmbito do projeto “Oportunidades”, implementado com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).




0 comentário

Σχόλια


bottom of page