Buscar
  • SPM-SC

Abertura da Casa do Migrante Scalabrini em Florianópolis/SC

Desde outubro de 2019, a capital catarinense conta com uma casa de acolhida para imigrantes.

Chegada das famílias venezuelanas na casa no dia 31 de outubro, com a equipe da Operação Acolhida, colaboradores do SPM/SC e voluntários.

No dia 31 de outubro de 2019 o Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina inaugurou a Casa do Migrante - Scalabrini em Florianópolis. Essa data foi marcada também pela chegada de vinte venezuelanos(as) que estavam em Boa Vista/RR e que participaram do processo de interiorização na capital, projeto associado à Operação Acolhida, do Governo Federal. Destes primeiros acolhidos, onze eram adultos e nove eram bebês, crianças e adolescente.


Esta ação foi possível graças a uma parceria entre o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste e de Santa Catarina com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e com a Caritas Suíça, que contribuem para o suporte material e financeiro. Já a gestão da casa é feita por Padres scalabrinianos e a equipe do SPM/SC. Além destas instituições, a casa de acolhida conta com uma rede de voluntários(as) que auxiliam em diferentes atividades.


A casa de acolhida tem por objetivo auxiliar no processo de integração em Santa Catarina,

a partir da inserção laboral e educacional. Com isso, são oferecidas aulas de português semanalmente dentro da casa e realizado um suporte inicial com a organização, circulação de currículos e contatos com empresas.

Aulas de português na casa.

Neste um mês de abertura da casa já tivemos algumas conquistas. Como a realização da matrícula de um jovem em uma escola pública próxima da casa e consolidação de futuras parcerias com o SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, visando a capacitação profissional.

Auxílio com a matrícula em escola.

Duas famílias também já puderam sair da casa por terem conseguido emprego em outras cidades, como Laguna e Bom Retiro.

Parceria de emprego com rede hoteleira em Laguna/SC.
Família empregada em Bom Retiro.

Apesar destas conquistas, enfrentamos ainda alguns desafios como o acesso à creche pública, que dificulta a inserção em emprego formal de todos os membros da família. Diante disso, continuaremos trabalhando para conseguirmos melhores oportunidades para estas e as próximas famílias atendidas.


Na reportagem abaixo, é possível conhecer um pouco mais do projeto.


(48) 9 8826-9229

©2019 by SPM SC. Proudly created with Wix.com