top of page
Buscar
  • SPM-SC

3 anos da Casa do Migrante Scalabrini, acolhendo vida, reconstruindo sonhos!

Não há nada mais espetacular do que presenciar uma ideia transforma-se em ação e, consequentemente, em realização. Isto se torna ainda maior quando promove a união de pessoas voluntárias e diferentes, dispostas a superar diversidades e desalinhos de paradigmas, em nome de algo maior, promovendo canalização espontânea do tempo e da energia de cada um, numa tarefa grandiosa.

A Casa do Migrante Scalabrini é isso e temos muito orgulho de estar hoje comemorando seu terceiro ano de funcionamento! Em 31 de outubro de 2019 a A congregação dos missionários de São Carlos - Scalabrinianos em conjunto com o SPM-SC concretizaram o sonho de fundar uma casa de acolhida em Florianópolis, quando viram a oportunidade de comprar uma casa que até o momento era alugada com a mesma finalidade. Começamos então a acolher migrantes por meio do processo de interiorização Federal em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Caritas Suíça, acolhida esta agora realizada em uma casa própria de nossa Congregação.

Dentro desses três anos novas parcerias foram estabelecidas com: ADVENIAT, MISEREOR, CNBB Regional Sul 4, OIM, MPT-SC, UFSC, ASA Floripa, Ação Social da Catedral Metropolitana de Florianópolis e Ação Social Santa Teresinha. Além disso, recebemos apoio para implementação de projetos de curta duração do SPM Nacional e Scalabrini International Migration Network (SIMN).





Nesses três anos, recebemos um total de 177 pessoas, o perfil dessas pessoas recebidas são prioritariamente de núcleos familiares. Durante o tempo de permanência na casa, todos recebem alimentos, kits de higiene pessoal, roupas e sapatos.

Ademais, são orientados nas questões de regularização migratória e de acesso aos serviços básicos. Cada grupo tem um prazo de estadia de até 3 meses. Nesses meses de vivência na casa, auxiliamos com a busca de emprego e moradia para os adultos, além de buscar creche e escola para as crianças.

O objetivo do projeto é fazer a integração dos acolhidos em Santa Catarina. Para cumprir essa missão, contamos com uma equipe composta por: diretor, assistente de projeto, educadores e administrador da casa. Além dessa equipe, contamos com bolsistas de extensão do curso de Geografia e voluntários de diferentes áreas.

Tão importante quanto a vontade de vencer é a coragem de começar! Cada migrante que passa por nós precisou buscar dentro de si a coragem de enfrentar o novo e a audácia de viver a incerteza. E nada pode derrotar aquele que Deus escolheu para vencer!

Obrigada a todos que de forma direta ou indiretamente se dispões a ajudar e permitir que nosso projeto possa continuar e acima disso crescer cada vez mais.





"Para um Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão" (São João Batista Scalabrini)

0 comentário
bottom of page